Vinologique

Porque a vida é curta para beber vinho ruim – tudo sobre o mundo dos vinhos para iniciantes de um jeito simples e sem frescuras!

Vinobasique

A seguir você encontra alguns termos e definições usados com frequência no mundo dos vinhos e nos posts do Vinologique:

Acidez – ácido acético presente no vinho, característica que produz a sensação de “água na boca”. Quanto maior a acidez de um vinho, maior é a produção de saliva. Em excesso, pode caracterizar um vinho defeituoso.

Bouchonné – defeito de um vinho causado por um fungo na rolha de cortiça, gerando um aroma de mofo ou “pano molhado”.

Casta – variedade de uva.

Corpo – característica do vinho similar ao peso dele na língua. Para ajudar, pense sempre na comparação com leite: desnatado (corpo leve), semi-desnatado (corpo médio) ou integral (muito corpo).

Corte – corte ou “assemblage” é a mistura de mais de uma casta de uvas em um mesmo vinho. O corte pode ser uma escolha do produtorou determinado pelas regras de uma denominação de origem. Ex: para ser chamado de Champagne, um vinho produzido na região deve se com o corte de Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier.

DOC – sigla para Denominação de Origem Controlada. Os vinhos de uma DOC devem ser produzidos em uma área delimitada e muitas vezes seguir regras para o corte e/ou a vinificação (principalmente na França).

Harmonização – combinar vinho e comida para que ambos fiquem melhores juntos do que se consumidos individualmente.

Taninos – presentes apenas nos vinhos tintos ou rosés, os taninos vêm das cascas das uvas tintas. Na boca, podem dar a sensação de amargor ou “boca amarrada”, se forem muito pronunciados e estiverem em desarmonia com as demais características do vinho.

Taxa de rolha – valor cobrado por restaurantes aos clientes que levam suas próprias garrafas de vinho (importante sempre consultar se aceitam e qual é o valor antes de chegar).

Terroir – termo francês sem tradução exata que determina o conjunto de características de um vinhedo, incluindo solo, microclima, incidência de luz solar, inclinação, castas, sistema de produção, etc. O terroir tem influência direta no produto final e pode mudar drasticamente em uma mesma DOC.

Varietal – vinho feito apenas de uma casta. Ex: Malbec.

3 pensamentos sobre “Vinobasique

  1. Pingback: A etiqueta e a rolha | Vinologique

  2. Boa Fê!!!! Muito prático!!! ❤

    Curtir

  3. Pingback: Apresentando a nova página: Vinobasique! | Vinologique

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s