Vinologique

Porque a vida é curta para beber vinho ruim – tudo sobre o mundo dos vinhos para iniciantes de um jeito simples e sem frescuras!

Na vertical

Deixe um comentário

Já falei aqui sobre as degustações às cegas e hoje vou explicar outra modalidade: as degustações chamadas de verticais.

Elas não têm nada a ver com a posição da garrafa e muito menos com a de quem está bebendo. 😉 Uma degustação vertical nada mais é que experimentar um mesmo rótulo de safras diferentes. Por se tratar do mesmo produtor, é possível entender os efeitos das mudanças climáticas de um ano para outro. Uma região que tenha sido afetada por temperaturas acima da média em uma determinada safra pode apresentar aromas de frutas mais maduras quando comparada a uma safra mais típica, por exemplo.

Exemplo de vertical. Créditos de imagem: vinocult.net

Exemplo de vertical. Créditos de imagem: vinocult.net

Outro efeito legal de se observar em uma vertical é o fator do envelhecimento na garrafa, no caso dos vinhos de guarda. Ao contrário do que muita gente pensa, não são todos os vinhos que se beneficiam do envelhecimento, mas apenas uma pequena parte da produção mundial de vinhos continua se desenvolvendo depois de engarrafada. Alguns precisam de poucos anos para atingir seu auge, outros de décadas. Não preciso nem dizer que fazer uma vertical dos rótulos mais famosos é um privilégio para poucos e o custo pode ser bem proibitivo, mas sem dúvida é uma das experiências mais interessantes para os amantes de vinhos.

Se tiver paciência para esperar e local para armazenar, compre um vinho de que goste de safras diferentes ao longo dos próximos anos e abra-os juntos. E se tiver MUITA paciência (ou muito $$$ 😀 ), comece a investir nestas garrafas especiais para fazer uma degustação vertical dessas exclusivíssimas – e, claro, fique à vontade pra me convidar! rs 😉

Saúde, santé, cheers, salud!

Autor: Vinologique

Tudo sobre o mundo dos vinhos para iniciantes de um jeito simples e sem frescuras!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s