Vinologique

Porque a vida é curta para beber vinho ruim – tudo sobre o mundo dos vinhos para iniciantes de um jeito simples e sem frescuras!

A viúva e o vinho

Deixe um comentário

Esses dias mais friozinhos de outono costumam pedir um bom acompanhamento – seja ele uma pessoa especial, um filme, um livro, um vinho… E por que não um livro SOBRE vinhos?

Minha sugestão pra esse final de semana é o livro “A Viíuva Clicquot – A história de um império do Champagne e da mulher que o construiu” (ed. Rocco, 2009).

viuva clicquot

Veuve quer dizer viúva em francês, e não é à toa que esta é uma das marcas mais conhecidas dentro e fora do mundo dos vinhos. Este livro conta a história de Barbe-Nicole Cliquot, mulher que ficou viúva de François Clicquot em 1805 aos 27 anos de idade e teve que aprender a cuidar sozinha da família e dos negócios. O final da história você já sabe: não só ela foi bem-sucedida como conseguiu transformar a marca em referência de luxo e sofisticação.

Champagne é uma das minhas regiões favoritas (caso não tenha lido antes, clique aqui pra ver o post onde explico a diferença entre os principais espumantes). Foi a primeira região vinícola que visitei na França e, independente do quanto você goste deste estilo de vinho, é impossível não se impressionar com o cuidado na produção. Ler “A Viúva Cliquot” com certeza me fez ter mais respeito ainda por Champagne e, acima de tudo, me tornou fã de Barbe-Nicole, que há mais de dois séculos não se limitou por rótulos e pressões sociais e conseguiu deixar sua marca – e que marca!

Edredom + A Viúva Cliquot +  uma bela garrafa de vinho (de Champagne ou não) = receita de um final de semana feliz! 🙂

Saúde, santé, cheers, salud!

Anúncios

Autor: Vinologique

Tudo sobre o mundo dos vinhos para iniciantes de um jeito simples e sem frescuras!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s