Vinologique

Porque a vida é curta para beber vinho ruim – tudo sobre o mundo dos vinhos para iniciantes de um jeito simples e sem frescuras!

Onde não é só o chef que merece elogios

Deixe um comentário

A maioria dos restaurantes é sempre elogiada (ou criticada) com base no trabalho do(a) chef. Pouco se comenta, porém, o trabalho dos sommeliers, responsáveis por montar a carta de vinhos. Um lugar que na minha opinião merece muito que se note este profissional é o Manioca. O restaurante é “filho” do Maní, da Chef Helena Rizzo. Estava desesperada pra ir lá depois de ser perseguida no Instagram por inúmeras fotos de um tal bolo de chocolate.

Não fiz reserva e tive que aguardar algum tempo no bar. Pedi a carta de vinhos para dar uma olhada e qual não foi minha surpresa ao me deparar com uma variedade enorme de vinhos – inclusive espumantes – servidos em taça!! 😀 Se não fosse assim eu provavelmente não teria bebido, já que minha amiga não queria tomar vinho. Pedi uma taça de espumante brasileiro rosé – sim, você leu certo, BRASILEIRO!!! – para acompanhar o couvert dos deuses: um polvilho gigante servido com requeijão e coalhada seca!

Couvert e espumante rosé

Quando nossa mesa ficou pronta, bati um papo com a sommelière Gabriela Bigarelli, cujo trabalho eu já acompanhava via Instagram. Não só ela montou a carta com uma boa seleção de vinhos como uma página inteira oferece diferentes tipos de “flight“: de acordo com o tema escolhido, são servidas três taças de vinho simultaneamente – se não me engano os preços começavam em R$45.

Flight de Pinot Noir - Manioca

Escolhi o flight de Pinot Noir para experimentar nesta visita. Foram servidos 3 vinhos tintos, um da Borgonha (FR), um orgânico da Patagônia (AR) e um Chileno. O legal de pedir o flight em vez de uma garrafa é poder comparar as diferenças entre os três vinhos, neste caso feitos a partir da mesma uva.  Como as taças são servidas de uma vez, você tem toda a refeição para degustá-los.

O primeiro, da Borgonha, era um vinho delicado, o menos aromático do flight. Tinha aroma de frutas vermelhas maduras e um toque herbáceo, como de folhas molhadas. Tudo era bastante agradável neste vinho, mas nada de muito surpreendente.

Roux Père et Fils - Bourgogne

O segundo, orgânico da Patagônia, eu já tinha tomado há algumas semanas e gostado bastante. Ele também apresentava aroma de frutas vermelhas, aqui um pouco mais maduras, acompanhadas por notas inusitadas de folhas secas. Ele tinha mais corpo e mais acidez que o Bourgogne, mas ainda assim se mostrou um vinho muito elegante.

Saurus

O último, o Chileno “Cartagena” foi meu favorito do flight. Não o conhecia e fiquei completamente apaixonada!!! ❤ Aqui os aromas mais marcantes para mim foram os de animais, couro, seguidos por frutas muito mais maduras, como de cereja em compota. Um vinho um pouco mais potente que os outros dois, mas ainda assim sem perder as características de um Pinot Noir.

Cartagena

Não vou entrar nos detalhes da comida, que estava deliciosa – escolhi uma torta de pupunha com salada. E quanto ao bolo que motivou minha visita… Bom, ele realmente é incrível, achei que valeu cada caloria!! ❤ Agora não vejo a hora de voltar lá por causa dos vários outros fligths de vinho que esperam minha degustação – e claro, posso fazer o sacrifício de pedir o bolo de novo!! 😉

O boloooo <3

Gabi, parabéns pelo seu trabalho, precisamos de mais bares e restaurantes que invistam em uma experiência de vinho como esta do Manioca!!!

Para os leitores paulistanos ou de passagem por São Paulo que ficaram babando com este post, reservem um tempinho na agenda e corram lá para experimentar um dos flights, garanto que seu almoço/jantar vai ficar muito mais interessante! O restaurante fica no Shopping Iguatemi, entrada pela Livraria Cultura, no 3º piso.

Saúde, santé, cheers, salud!

Anúncios

Autor: Vinologique

Tudo sobre o mundo dos vinhos para iniciantes de um jeito simples e sem frescuras!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s