Vinologique

Porque a vida é curta para beber vinho ruim – tudo sobre o mundo dos vinhos para iniciantes de um jeito simples e sem frescuras!

De taça em taça

2 Comentários

Já falei algumas vezes sobre o quanto me frustra a falta de bares que servem vinhos em taça em São Paulo… Bares e restaurantes que não são especializados em vinho geralmente têm uma opção de tinto e uma de branco, quando muito. Mas existe um motivo pra isso: o consumo no Brasil ainda é baixo e uma garrafa de vinho não foi feita para “sobreviver” muito tempo depois de aberta. Ou seja, se uma garrafa for aberta para servir apenas uma taça e outras doses não forem pedidas até o dia seguinte, o dono do estabelecimento é quem tem que arcar com o custo do restante da garrafa.

Mas pensando numa solução boa pros consumidores e donos de bares é que surgiu a Enomatic, uma máquina que serve vinhos em doses e garante que a parcela não consumida continuará boa por um bom tempo. Aposto que você já deve ter visto uma delas por aí:

Um dos modelos de Enomatic

Um dos modelos de Enomatic – foto extraída do site oficial

Como funciona? O mecanismo é simples e muito legal: já que o responsável por estragar o vinho é o oxigênio, a máquina retira a dose e injeta Argônio na garrafa, preenchendo o espaço que o vinho ocupava e impedindo a oxidação do que restou. O Argônio é um gás nobre (lembra das aulas de química, tabela periódica ? rs) sem cheiro e sem gosto que não afeta o vinho e nem apresenta nenhum risco para os consumidores.

Em São Paulo, alguns bares e restaurantes já usam essa maravilha. O Bardega, no Itaim Bibi, é inclusive especializado em servir vinhos por taças e conta com diversas Enomatics para isso. Com três tamanhos de dose a preços proporcionais, você pode provar rótulos super premiados e caros$$$ sem precisar vender um órgão no mercado negro 😀 por isso, além de poder experimentar vinhos diferentes em uma mesma noite. Demais, né ?!

Como sempre esse papo me deu sede…vou ali fazer um brinde por mais inovações como esta no mundo dos vinhos ! 🙂

Saúde, santé, cheers, salud !

Autor: Vinologique

Tudo sobre o mundo dos vinhos para iniciantes de um jeito simples e sem frescuras!

2 pensamentos sobre “De taça em taça

  1. Legal isso Fe!!! Será que dá para comprar uma e instalar na minha casa!? rsrsrs 🙂

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s