Vinologique

Porque a vida é curta para beber vinho ruim – tudo sobre o mundo dos vinhos para iniciantes de um jeito simples e sem frescuras!

Terra de cegos

Deixe um comentário

Hoje vamos falar sobre um termo que muita gente já ouviu por aí mas nem sempre entende e tem vergonha de perguntar: como funciona uma degustação às cegas !

Também conhecida pelo termo em inglês, blind tasting, essa é uma das modalidades mais comuns de degustação e o conceito é bem simples. O rótulo é oculto (e muitas vezes até a própria garrafa não é mostrada, já que pode denunciar o estilo de vinho) antes que o vinho seja servido e degustado, sendo revelado apenas depois que todos os vinhos tiverem sigo provados e discutidos.

blind tasting

Profissionais como sommeliers e enólogos fazem este tipo de degustação para analisar um vinho imparcialmente. Ao desconhecer o rótulo é possível descrever o vinho sem se deixar influenciar pelo conhecimento prévio. Quando eu peço uma garrafa em um restaurante, por exemplo, já espero que ele tenha certas características típicas da uva, região, safra e às vezes até do produtor. Se for um vinho famoso (e caro $$$), grandes chances de eu avaliá-lo como um vinho melhor só porque já “sabia” que ele era bom. Mais ou menos do mesmo jeito que funciona quando compramos algum produto de grife, a etiqueta (no caso, o rótulo) influencia a nossa percepção de qualidade.

Se eu não souber o que está sendo servido, a análise se torna muito mais objetiva – e desafiadora, quando se tenta adivinhar qual é o vinho. As pontuações que diversas instituições/pessoas dão aos vinhos e são divulgadas pelas importadoras costumam ser atribuídas em degustações às cegas, justamente para que os juízes/degustadores não deem notas maiores a produtores renomados. Mas acho que estes parágrafos já foram o suficiente pra dar sede por hoje e vou deixar este assunto pra outro dia, ok ?

Apesar de ter um uso “sério” no mercado, é sempre divertido fazer uma blind entre amigos. Chame alguns deles, peça pra cada um trazer uma garrafa de um vinho que costumam bebem com uma certa frequência e acham 😉 que conhecem bem e tentem adivinhar o que está sendo servido. Depois da segunda taça, no mínimo as risadas são garantidas !!

Saúde, santé, cheers, salud !

Anúncios

Autor: Vinologique

Tudo sobre o mundo dos vinhos para iniciantes de um jeito simples e sem frescuras!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s