Vinologique

Porque a vida é curta para beber vinho ruim – tudo sobre o mundo dos vinhos para iniciantes de um jeito simples e sem frescuras!

Vinhos de Páscoa – parte 1

Deixe um comentário

Depois de quebrar um pouco a cabeça sobre por onde começar a falar em harmonizações, decidi fazer uma minissérie de posts. Sei que alguns talvez iam preferir uma indicação direta: “se o prato for bacalhau, sirva o rótulo x, safra y”, mas não vou fazer isso. Primeiro, porque todos devem ter a liberdade de escolher aquele vinho que estiver disponível em seu fornecedor. E depois porque não conheço todos os vinhos do mundo, nem o gosto de todos os meus leitores e a ideia aqui não é falar apenas de um produtor, e sim dar algumas direções sobre como escolher um vinho que vai combinar bem com os pratos que serão servidos.

As primeiras recomendações são razoavelmente simples. 🙂

1- a única regra que você absolutamente PRECISA seguir é: respeite o seu paladar. Ignore qualquer regra pronta se ela não fizer sentido para o seu gosto. Se não gosta de um tipo de vinho, escolha outro para a harmonização.

2- saiba que a comida tem o potencial maior de “estragar” o vinho do que o inverso. Ou seja, escolha o vinho depois de saber o prato que será servido.

3- a forma de preparar o prato afeta radicalmente a harmonização. Bacalhau ao forno não tem o mesmo gosto de bolinho de bacalhau, apesar de usarem o mesmo ingrediente central. Considere não apenas o ingrediente, mas também o “peso” do prato e a intensidade do sabor antes de decidir o que beber.

Eu sei, eu sei, você ainda está esperando a parte em que vou falar qual vinho tomar com qual prato, mas falamos mais disso no post de amanhã, ok ? Enquanto isso, deixo um tempinho pra você pensar no cardápio. 😉

Saúde, santé, cheers, salud !

Autor: Vinologique

Tudo sobre o mundo dos vinhos para iniciantes de um jeito simples e sem frescuras!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s