Vinologique

Porque a vida é curta para beber vinho ruim – tudo sobre o mundo dos vinhos para iniciantes de um jeito simples e sem frescuras!

Vinho de supermercado

Deixe um comentário

Supermercado é um bom lugar pra comprar vinho? Dependendo da loja e do tipo de vinho, pode até ser. Mas preste atenção em alguns fatores quando estiver na loja:

Armazenamento: em um dos posts anteriores falei que vinho oxidado é um dos defeitos que um vinho pode ter caso não seja bem armazenado. As garrafas com rolha precisam passar a maior parte do tempo deitadas, para que ela não resseque e o ar não entre em contato com o vinho (os vinhos que não são de rolha podem ficar na vertical sem problemas). Além disso, a iluminação não deve ser forte nem direta e a temperatura também deve ser controlada, mantida sempre em torno de 15 graus celsius. Em geral, a realidade dos supermercados fica bem longe disso.

Variedade: lojas especializadas em bebidas costumam ter uma variedade de rótulos maior e mais interessante para quem gosta de experimentar coisas novas.

Assistência: ter um sommelier à disposição para auxiliá-lo na escolha é sempre vantajoso. Ele vai conhecer o portfólio da loja e saberá recomendar um vinho dentro dos seus gostos e faixa de preço.

Baixo giro: como comentei em uma das rapidinhas, poucos vinhos são feitos para envelhecer. Se a loja não tem vendas suficientes para comprar garrafas novas com frequência, o risco de você comprar um vinho que já passou da hora de ser consumido é mais alto.

Loja da rede Pão de Açúcar, publicada no site da Veja SP em 24/01/2013. Foto de Luis Ushirobira.

Loja da rede Pão de Açúcar, publicada no site da Veja SP em 24/01/2013. Foto de Luis Ushirobira.

É claro que existem supermercados mais finos que vão armazenar as garrafas corretamente, ter uma boa variedade e um sommelier que poderá auxiliá-lo a encontrar um vinho do seu gosto, mas são a minoria. Em geral, vale mais a pena comprar vinhos em lojas especializadas ou até direto das importadoras (muitas já vendem online, inclusive).

De qualquer maneira, sei que a comodidade fala mais alto na hora de comprar e eu mesma já aproveitei a visita ao supermercado pra levar uma garrafa ou outra. Nestes casos, recomendo comprar vinhos mais simples – giram mais, e costumam ser repostos com mais frequência (além do prejuízo ser menor caso a garrafa não esteja boa).

Então da próxima vez que for fazer compras, que tal ver se a loja é um bom fornecedor pra sua adega ? Boas compras ! 🙂

Saúde, santé, cheers, salud !

Anúncios

Autor: Vinologique

Tudo sobre o mundo dos vinhos para iniciantes de um jeito simples e sem frescuras!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s