Vinologique

Porque a vida é curta para beber vinho ruim – tudo sobre o mundo dos vinhos para iniciantes de um jeito simples e sem frescuras!

Apresentação tardia

5 Comentários

Atendendo aos primeiros pedidos dos meus leitores, abro um pequeno parênteses pra falar um pouquinho de mim e deste blog antes de continuar falando dos vinhos.

Sou formada em Administração pela FGV e sempre trabalhei na área de Marketing. Quando ainda estava na faculdade, saí pela primeira vez do país para participar de um intercâmbio em Paris, na França. Se alguém já te disse que vinho na França é mais barato que água ou refrigerante, pode acreditar, muitas vezes é mesmo !! Com esse “incentivo” cultural, passei a me interessar sobre o assunto. Além de beber o vinho, que passei a gostar, quis entender como era produzido, de onde vinham os aromas, como escolher um vinho bom (habilidade importante quando você paga caro por uma garrafa como no Brasil) e etc.

O curioso é que na França ninguém é um super entendido em vinho, e ao mesmo tempo todos são. Vinho pra eles é parte do dia a dia, então eles tratam o assunto com a maior naturalidade. Você pode pedir uma taça de vinho em praticamente qualquer Café por lá e vai ser difícil servirem um vinho ruim. Ao mesmo tempo ele não vai ser servido com tanta cerimônia e você nem vai ver ninguém teorizando muito a respeito – a menos que você esteja em um restaurante mais fino, que só serve garrafas.

Aproveitei a temporada lá para fazer algumas aulas e degustações, tudo bem iniciante. Quando voltei, decidi que queria saber mais e procurei um curso mais estruturado. Fiz dois cursos de 8 semanas na ABS-SP e como um professor do curso indicou, comecei a investir na “litragem“. Por melhor que seja qualquer curso, de nada ele serve se você não beber. É assim que você descobre o que gosta e entende na prática o que aprendeu nas aulas. Também adoro incluir visitas a vinícolas em meus roteiros de férias – nada como entender os efeitos do clima, solo, tipo de produção, uva e, claro, degustar um rótulo in loco – dividindo aqui uma amostra delas:

Visitando uma das vinícolas de Bordeaux no Outuno

Visitando uma das vinícolas de Bordeaux no Outuno de 2010

Barris de carvalho para envelhecimento após a fermentação

Barris de carvalho para envelhecimento após a fermentação

Vinícola Almaviva nos arredores de Santiago no Inverno de 2011

Vinícola Almaviva nos arredores de Santiago no Inverno – 2011

Com tanto interesse no assunto, meus amigos mais próximos acabavam pedindo indicações de vinho e até cheguei a dar umas aulinhas – tudo muito simples e na brincadeira. Muitos me diziam que eu deveria investir mais nisso, transformar o hobby em trabalho.

Não estou transformando em trabalho ainda, só aumentando a intensidade do hobby por enquanto. Quero dividir tudo que já aprendi e aprender mais também – nada como uma audiência para me forçar a estar sempre atualizada! 🙂

Acreditem, tem MUITO assunto !!! Vou começar abordando tópicos mais genéricos, que se aplicam a todos os vinhos (como o post anterior) mas quero também dividir um pouco das minhas degustações, harmonizações e tudo o mais que vocês pedirem por aqui!

Agora chega de falar de mim, bora beber ! 🙂

Saúde, santé, cheers, salud !

ps: o botão de comentar fica no comecinho do post, do lado direito

Autor: Vinologique

Tudo sobre o mundo dos vinhos para iniciantes de um jeito simples e sem frescuras!

5 pensamentos sobre “Apresentação tardia

  1. Parabéns pela iniciativa Fê!! Este é com certeza um assunto bastante interessante, e que nem sempre vem de uma forma tão clara e descomplicada! Bjs

    Curtir

  2. Parabéns Fê!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s